sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PARTE DA FRENTE DO CORPO HUMANO: PARA INTERMEDIÁRIO II!!!!



                                 

MENINAS DO ITERMEDIÁRIO II: ANATOMIA HUMANA! OLHEM!!!





                                        

PARA AS CRIANÇAS DO BALLET:



1) O QUE É O ARCO DO PÉ?

É A PARTE DE  DENTRO E DO LADO DO PÉ.


2) O QUE É PEITO DO PÉ?

É A PARTE, DE CIMA DO PÉ.

Para a turma do Intermediário II: O Que é o Método Cecchetti, e quem foi Leonide Massine?



MÉTODO CECCHETTI:

O MÉTODO CECCHETTI, É ITALIANO. FOI DESENVOLVIDO POR ENRICO CECCHETTI, QUE AO SE MUDAR PARA A RÚSSIA, PASSOU A TRABALHAR NA CIA DO TEATRO MARINSKY, DE DIAGHILEV. LÁ DESENVOLVEU O MÉTODO ITALIANO, E QUANDO FOI TRABALHAR NA INGLATERRA, TAMBÉM O DESENVOLVEU.

O QUE É ESSE MÉTODO DE BALLET?

- PARA O BAILARINO PASSAR DE NÍVEL, TEM QUE MOSTRAR AO LONGO DO ANO,  PARA O PROFESSOR, QUE APRENDEU TUDO DA PARTE PRÁTICA E TEÓRICA,  DO SEU NÍVEL. NO FINAL DE CADA ANO, PASSA POR UMA AVALIAÇÃO TEÓRICA  E PRÁTICA, PARA SER APROVADO OU NÃO. SE NÃO FOR APROVADO, REPETE O NÍVEL COM OUTRA TURMA, NO OUTRO ANO. FOI UMA FORMA DE SE ORGANIZAR MELHOR A CLASSE DE BALLET.

-  HÁ UMA AULA ESPECÍFICA DE BALLET, PARA CADA DIA NA SEMANA. É REQUISITO DA DISCIPLINA DO ALUNO, A MUSICALIDADE, 75% DE PRESENÇA, MEMORIZAÇÃO, CUIDADO COM OS MATERIAIS, E ORGANIZAÇÃO DOS MESMOS, COMPORTAMENTO, CUIDADO COM O CORPO E COM OS MATERIAIS, DISPOSIÇÃO, OBEDIÊNCIA, E CUIDADO COM O CABELO E COM O UNIFORME.

-  A TÉCNICA CECCHETTI TEM OITO POSIÇÕES DE BRAÇOS. ENSINA O BAILARINO A DANÇAR COM SUTILEZA E DELICADEZA, E A SER AUTÔNOMO, PARA NÃO DANÇAR IGUAL AO SEU INSTRUTOR. ALÉM DE OBRIGAR O BAILARINO A FAZER O MESMO EXERCÍCIO PELOS DOIS LADOS SEMPRE. BRAÇOS E PERNAS E CABEÇAS, SE ACOMPANHAM NOS MOVIMENTOS, E O INSTRUTOR DESSA TÉCNICA,  PREFERE BAILARINOS DISCIPLINADOS, COM AGILIDADE, INTELIGENTES E DISPOSTOS.

QUEM FOI MASSINI?

- COM A SAÍDA DE NIJINSKY, ASSUMIU O PAPEL DE BAILARINO PRINCIPAL NO BALLET IMPERIAL DE SÃO PETERSBURGO, E COM A MORTE DE DIAGHILEV, FUNDOU SEU PRÓPRIO BALLET. APARECEU EM FILMES BRITÂNICOS COMO: OS SAPATINHOS VERMELHOS E OS CONTOS DE HOFFMANN. OBRA PRINCIPAL QUE FEZ: LA BOUTIQUE FANTASTIC.  

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Galerinha da turma do Juvenil, ou Intermediário, da Escola: Segue a baixo, a revisão para a prova teórica de vocês, feita na escola, no dia: 28/11!


MENINAS: OLHEM NAS POSTAGENS ANTERIORES, O QUE EU PUBLIQUEI PARA A TURMA DO TERCEIRO ANO, REFERENTE AOS CONTEÚDOS DA PROVA TEÓRICA, POIS VÃO CAIR PARA VOCÊS TAMBÉM! O QUE NÃO HAVIA PUBLICADO, QUE SÓ VAI CAIR NA PROVA TEÓRICA DE VOCÊS,  SE ENCONTRA A BAIXO. ENTÃO, PRESTEM MUITO BEM A  ATENÇÃO, POIS A PROVA JÁ É NO SÁBADO.
O BLOG SERVE PARA COMPLEMENTAR OS CONTEÚDOS DAS APOSTILAS DE VOCÊS, ENTÃO ESTUDEM PELA PASTA, E  POR AQUI, POIS A NOTA DA PROVA TEÓRICA, VALE MEIO PONTO DA NOTA FINAL DE VOCÊS!



A) OS BALLETS DE DIAGHILEVS;

- QUEM FOI SERGEI DIAGHILEV?

ERA RUSSO, DE FAMÍLIA NOBRE, EMPRESÁRIO ARTÍSTICO, FUNDADOR DOS BALLETS RUSSOS- CIA DE DANÇA DA RÚSSIA, ONDE UNIU E CONTRATOU TODOS OS BAILARINOS, MAIS FAMOSOS DO PAÍS, PARA DANÇAREM. É CONSIDERADO UM DOS  INOVADORES, DO CENÁRIO DA DANÇA CLÁSSICA, POR TER TRAZIDO A ARTE CONTEMPORÂNEA, DO SÉCULO XX, PARA  O BALLET. POR EXEMPLO: CONTRATOU ARTISTAS, COMO MATISSE E PABLO PICASSO, DAS BELAS-ARTES, PARA FAZEREM SEUS CENÁRIOS, PARA AS APRESENTAÇÕES DE BALLET, PENSANDO EM TRAZER UM POUCO DA ARTE MODERNA PARA A DANÇA CLÁSSICA. COM ISSO, SEUS BALLETS JÁ ERAM MAIS SOLTOS, AO SEREM COMPARADOS COM OS TRADICIONAIS. NA PARTE DA MÚSICA, CHAMOU COMPOSITORES, QUE FAZIAM MÚSICAS MAIS MODERNAS, COMO: STRAVINSKY E PROKOFIEV DA RÚSSIA, E DEUBUSSY E RAVEL DE FORA. SEUS BAILARINOS ERAM: NIJIINSKY, FOKKINE, MASSINI (BAILARINO QUE MAIS SEGUIU O MÉTODO DE DIAGHILEV), ANNA PAVLOVA E GEORGE BALANCHINE (BAILARINO QUE EXPANDIU O MÉTODO DE DIAGHILEV PELO MUNDO, INCLUSIVE NOS EUA, ONDE MISTUROU O MÉTODO RUSSO QUE SABIA, COM UM QUE CRIOU, MAIS CONTEMPORANEO. ALÉM DE TER FUNDADO, O AMERICAN BALLET THEATRE).


REMONTOU O BALLET SÍLVIA PARA ANNA PAVLOVA; E OS BALLETS: O ESPECTRO DA ROSA E LA SYLPHIDE.

BALLETS QUE FEZ: O PÁSSARO DE FOGO, PETROUCHKA, E SAGRADO DA PRIMAVERA.



B) QUEM FOI GEORGE BALANCHINE?

DE ORIGEM RUSSA E DE FAMÍLIA NOBRE, COMO TODO APRECIADOR DA ARTE, ESTUDOU PIANO QUANDO JOVEM. QUANDO ESTAVA EM UMA TURNÊ, NA CIA DE DANÇA DA RÚSSIA, NA EUROPA, FOI CONVIDADO PARA DANÇAR NA CIA DO TEATRO MARINSKY. ANOS DEPOIS, FOI NOMEADO COREÓGRAFO DESSA MESMA CIA, QUE DUROU ATÉ 1924, ANO DA MORTE DO MESTRE DIAGHILEV. EM SEGUIDA, FOI CONTRATADO PARA COREOGRAFAR EM VÁRIAS CIAS DE DANÇA NO OCIDENTE, ATÉ QUE LINCOLN KRISTEN, O CONVIDOU PARA TRABALHAR COM ELE, NOS EUA, EM NOVA YORK. DA PARCERIA DOS DOIS MESTRES DE BALLET, SURGIU O BALLET AMERICANO E A CIA DO BALLET AMERICANO. EXTINGUIDA ANOS MAIS TARDE, FOI CRIADA A KRISTEN, A BALLET SOCIETY, E ANOS MAIS TARDE, O NEW YORK CITY BALLET. BALANCHINE É O RESPONSÁVEL POR TER CONTEMPORANIZADO O BALLET RUSSO NO MUNDO, INCLUSIVE NOS ESTADOS UNIDOS. SEU BALLET PRINCIPAL: É O WHO CARS.  OUTROS BALLETS IMPORTANTES QUE COREOGRAFOU: DON QUIXOTE, SERENADE, APOLLO E JÓIAS.


C) QUEM FOI ANNA PAVLOVA?

DE ORIGEM CAMPONESA, NASCIDA DE MÃE SOLTEIRA, SEU PAI ERA UM JUDEU QUE MORREU EM CAMPOS DE BATALHA. DESDE CEDO DEMOSTROU TALENTO PARA O BALLET CLÁSSICO. INGRESSOU NA ACADEMIA DE BALLET IMPERIAL DE SÃO PETERSBURGO, E DEPOIS NA CIA DESSE MESMO BALLET. COM A SUA GRACIOSIDADE E SUTILEZA, MUDOU O IDEAL QUE AS BAILARINAS DEVERIAM TER. CAIU NAS MÃOS DE MARIUS PETIPÁ, E FOI APRECIADA POR ISADORA DUNCAN. SEU SUCESSO OCORREU ATRAVÉS DO BALLET GISÉLLE E DA MORTE DO CISNE.


MENINAS: ESTUDEM O CORPO HUMANO MAIS A FUNDO, OS MÚSCULOS DAS COSTAS, DOS PÉS, DAS PERNAS, E OSSOS. INCLUSIVE A COLUNA VERTEBRAL. ESTUDEM O VOCABULÁRIO DO BALLET E AS PARTES DO TEATRO, QUE SE ENCONTRAM NAS APOSTILAS DE VOCES! BONS ESTUDOS E BOA SORTE Á TODAS! QUALQUER DÚVIDA, PERGUNTEM.
BEIJINHOS, MANÚ!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ATENÇÃO GALERINHA DO INFANTO-JUVENIL BEST! A BAIXO, SEGUIRÁ A MESMA REVISÃO DA PROVA TEÓRICA, FEITA NA ESCOLA, NO DIA 28/11:


    A- A PRIMEIRA BAILARINA  A USAR SAPATILHAS DE PONTAS: FOI A MARIE TAGLIONE;

    B- A PRIMEIRA BAILARINA A ENCURTAR OS VESTIDOS: FOI A MARIE CAMARGO;

    C- A PRIMEIRA BAILARINA A TIRAR O ESPARTILHOS: FOI A MARIE SALLÉ;

    D- O BALLET SURGIU NAS CORTES DA ITÁLIA, E SEUS PASSOS FORAM APERFEIÇOADOS  NA FRANÇA. ESSA DANÇA EXISTE, A CERCA DE 400 ANOS.;

     E-  REI SOL, ERA O APELIDO DO REI LUIS XVI, DA FRANÇA.  ESSE REI PROTAGONIZOU O BALLET DE LA NUIT, OU O BALLET COMICO DA RAINHA, AOS QUINZE ANOS. QUANDO O BALLET FOI DANÇADO,  OBRIGOU TODAS AS PESSOAS DO SEU REINO, A ASSISTIREM. SENDO QUE A DURAÇÃO ERA DE 12 HRS .
 MOLIÉRE E PIERRE BEAUCHAMPS, ERAM COREÓGRAFOS DA ÓPERA DE PARIS, QUE HAVIA SIDO  FUNDADA PELO REI LUÍS XIV, ENQUANTO QUE JEAN-BAPTISTE LULLY, ERA O COMPOSITOR. BEAUCHAMPS, É CONSDERADO O PRIMEIRO MESTRE, OU MAITRE, DO BALLET. MOLIÉRE, BEAUCHAMPS E LULLY, FORAM TRAZIDOS DA CORTE ITALIANA PARA A FRANCESA, ONDE BEAUCHAMPS, CODIFICOU OS PASSOS DE BALLET NA FRANÇA.

     F- AGRIPINA VAGANOVA, FOI A PROFESSORA, DA ESCOLA DO BOLSHOI, DA RÚSSIA. CRIOU OS OITO PONTOS DA SALA,  PARA ORIENTAR AS BAILARINAS ENQUANTO DANÇASSEM, E TAMBÉM CRIOU OS POS-DE-BRAS DO BALLET;

    G- A COLUNA VERTEBRAL É DIVIDIDA EM CINCO PARTES: CERVICAL, DORSAL, LOMBAR, SACRA E O COCIX;

    H- O CORPO HUMANO É DIVIDIDO EM TRÊS PARTES:
    -CABEÇA, TRONCO E MEMBROS. OS MEMBROS SÃO DIVIDIDOS EM DUAS PARTES: OS SUPERIORES- QUE INICIAM NA CABEÇA E VÃO ATÉ A CINTURA; E OS INFERIORES- QUE INICIAM NA CINTURA E VÃO ATÉ OS PÉS;

    I- POSIÇÕES  DOS BRAÇOS E PÉS:
   - ESTUDAR DA PRIMEIRA Á QUINTA POSIÇÃO, DE BRAÇOS E PÉS DO BALLET.  REVISAR, OS BRAÇOS DE BRAS-BABAS, DEMI-BRAS E DEMI-SECOND;

    J- TENDUS:
    -EN FACE (FRENTE),  EFFACE (NA FRENTE, NA DIAGONAL, ONDE AS DUAS PERNAS APARECEM),  E CROISÉ (CRUZADO);

    K-ARABESQUES:
    -PRIMEIRO ARABESQUE- AS DUAS PERNAS APARECEM, O BRAÇO DA FRENTE,  EQUIVALE AO DA PERNA DE BAIXO, E O DE TRÁS, AO DA PERNA DE TRÁS,
    -SEGUNDO ARABESQUE- AS DUAS PERNAS APARECEM, MAS MODICAM-SE OS BRAÇOS, COMPARADOS AOS DO PRIMEIRO ARABESQUE.  O BRAÇO DA FRENTE, É O CONTRÁRIO  DA PERNA QUE ESTÁ EM BAIXO, E O DE TRÁS, É O CONTRÁRIO DA PERNA QUE ESTÁ ATRÁS,
    -TERCEIRO ARABESQUE- AS DUAS PERNAS APARECEM, SÓ QUE A PERNA DE BAIXO É EM PLIE, E OS DOIS BRAÇOS SÃO PARA FRENTE;

   L- HISTÓRIA DO BALLET:

    - SABER SINOPSE DOS BALLETS- GISÉLLE E LAGO DOS CISNES (HISTÓRIAS ESTÃO NAS APOSTILAS DE VOCÊS, E FORAM REVISADAS NA ÚLTIMA AULA), SABER TAMBÉM, PARA QUAL BAILARINA FOI FEITO ESSES BALLETS, E O COMPOSITOR E COREÓGRAFO DE CADA UM DELES, ALÉM DISSO, ESTUDEM A DUPLA DE COREÓGRAFO E COMPOSITOR, DOS BALLETS: A BELA ADORMECIDA, LAGO DOS CISNES (QUE CAI NA PROVA CERTO), E O QUEBRA-NOZES.
 

     MEUS AMORES:

    ESTUDEM TUDO O QUE A PROF. AUXILIOU VOCÊS, NÃO SÓ NA REVISÃO DA PROVA, MAS TAMBÉM, NO QUE FOI VISTO DURANTE O ANO LETIVO!
     NÃO SE ESTUDA SOMENTE QUANDO SE TEM PROVA DE BALLET, E SIM  POR QUE É FUNDAMENTAL DA BAILARINA, TER CONHECIMENTOS GERAIS DO QUE ELA FAZ, MESMO QUE SEJAM ADQUIRIDOS AO LONGO DE SUA FORMAÇÃO.                 CONHECIMENTOS ESSES, QUE SÃO DA PARTE HISTÓRICA DO BALLET, E DO CORPO HUMANO.
    POR ISSO É NECESSÁRIO QUE O BAILARINO CUIDE DE SUA ALIMENTAÇÃO, E DE SEU CORPO!

Conteúdos da Prova Teórica, do Nível Tres- Preparatório de Pontas!


Meninas do terceiro e quarto ano do Ballet Elizabeth Santos, seguirá no próximo post, os conteúdos para serem estudados da prova teórica de vocês, então prestem muito bem a atenção!!!!


Na postagem anterior, foi revisada a História do Ballet no geral;
Nesse segundo post, será revisado mais a fundo sobre a história do Ballet clássico, e as partes do corpo humano, suas posições, e passos principais do Ballet, que acompanhamos durante o ano letivo.

( Mas ATENÇÃO meninas, essa postagem é referente somente ao terceiro ano!)

Peço que TODAS ESTUDEM, para que possam ir bem na prova, pois vale metade da nota final!

Beijinhoos em TODAS, da prof. Manú;


E Boa sorte!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Introdução á História do Ballet Clássico


    O Ballet Clássico surgiu em meados do século XVII, na corte da rainha Catarina de Médices, da Itália. Anos mais tarde, o rei Luís XIV da França (O famoso Rei Sol) contratou profissionais da Itália, para aperfeiçoarem os passos do Ballet clássico, em sua corte. Como o Ballet surgiu nas cortes da Itália, e foi aperfeiçoado nas cortes da  França, a cerca de 400 anos atrás,  as características  da dança atravessaram os séculos, e se eternizaram, pois são marcadas por uma dança da corte real, do Luís XIV da França, e da rainha Catarina de Médices da Itália. O Ballet é um teatro dançado, ao invés de ser falado.