quarta-feira, 12 de novembro de 2014

BALLET COPPÉLIA

Tudo sobre Ballet :: Os Ballets de Repertório
 
 
Coppelia
Coppelia
Ballet em 3 atos.
História: Charles Nuitter e Arthur Saint-Leon (baseado na lenda de E.T.A. Hoffman)
Coreografia: Arthur Saint-Leon
Música: Léo Delibes
Cenário: Cambon, Despléchin e Lavastre
Libreto: De Nuitter e Saint-León
1ª Bailarina: Giuseppina Bozacchi interpretou Swanilda - então com 15 anos
1° Bailarino: Eugenie Fiocre interpretou Franz
Estréia Mundial: em 25 de maio de 1870, Paris
Ato I - Praça de uma cidade da Cracóvia
Swanilda é uma bela jovem que vive em uma vila na Cracóvia. A moça, que é apaixonada por seu noivo Franz, está enciumada porque descobre que este andava cortejando outra moça, que está sempre lendo um livro, no balcão da casa do Dr. Coppélius. Dr. Coppélius é um velho bastante exótico e misterioso.
Franz, que realmente está interessado na nova moça da aldeia, não sabe que ela se chama Coppélia e é apenas uma boneca e que, por isso, nunca responde aos seus galanteios e Swanilda, sua noiva, já sabe que ele está paquerando a moça-boneca e ameaça romper o noivado. Para provar sua indiferença, dança uma czarda com os amigos.
Durante uma festa da vila, Dr. Coppélius perde a chave de sua casa, que é encontrada por Swanilda. Ela não perde tempo e, junto com suas seis amigas temerosas, entram na casa do misterioso velho para descobrir quem é sua enigmática rival.
Ato II - Interior da Casa
Lá encontram muitos bonecos e invenções. Para a surpresa delas, descobrem que Coppélia é apenas uma boneca, tão perfeita que parece humana. Aliviadas colocam todos os bonecos em movimento.
Mas o Dr. Coppélius entra em casa e as garotas se escondem se fantasiando de bonecos. Swanilda veste as roupas da boneca com a intenção de pregar uma peça no Dr. Coppélius, assume o lugar dela fingindo ser Coppélia.
Nesse momento, Franz sobe por uma escada até o ateliê, com o intuito de declarar o seu amor à Coppélia. Logo, o velho descobre a presença do rapaz e resolve embriagá-lo com vinho para, através de bruxaria, passar sua alma à boneca, dando vida à sua mais perfeita criação. Swanilda percebe toda a trama, e como está vestida de Coppélia, começa a dançar por toda a casa, fazendo uma enorme bagunça, estragando muitas coisas e desesperando o pobre Dr. Coppélius, que pensa ter perdido o controle sobre suas invenções.
Por fim, brava com o noivo, Swanilda mostra a ele toda a verdade revelando sua identidade. Dr. Coppélius percebe que foi enganado e fica desolado, abraçado pateticamente à sua boneca despida. O casal e as amigas fogem.
Ato III
Esse ato é na verdade um brilhante divertimento. Os vilarinhos estão reunidos para celebrar a benção do sino da igreja e o casamento de Franz e Swanilda. O Dr. Coppelius entra furioso exigindo uma indenização dos prejuízos causados em sua loja.
De tanta felicidade, o velho é perdoado, e ganha de presente o dote de Swanilda para reconstruir tudo que ela havia destruído com sua bagunça. O balé se encerra em clima de alegria e confraternização geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário