quarta-feira, 12 de novembro de 2014

BALLET LA BAYADERE


 
La Bayadere
La Bayadere
Ballet em 3 atos e 5 cenas.
Música: Ludwing Minkus
Libreto: Khudenov
Coreografia: Marius Petipa
Estréia: Teatro Marinsky de São Petersburgo, 4 de fevereiro de 1877
Ato I - Cena 1: No Exterior do Templo Hindu
Solor, jovem guerreiro, contente por ter sido bem sucedido numa caçada, envia seu servo ao Rajá levando-lhe de presente um tigre por ele morto. O jovem guerreiro permanece no exteriror do templo, pois espera ver sua amada Nikia. O sacerdote Brâmane tenta demonstrar seu amor à bailadeira, mas é rejeitado. Irado, jura vingar-se. O faquir Magda Veyga avisa Nikia que Solor está à sua espera. Ela deixa o templo e vai ao encontro de Solor e ele pede a Nikia que parta em sua companhia. A bailadeira concorda, mas pede a Solor um juramento de fidelidade diante do fogo sagrado. O Sacerdote Brâmane surpreende a conversa entre os dois, e jura vingar-se.
Ato I - Cena 2: No Palácio do Rajá
O Rajá sente-se muito satisfeito com o presente que Solor lhe traz e oferece-lhe a mão da própria filha em casamento, a linda Gamzatti. O guerreiro temendo recusar essa grande honra e encantado pela beleza de Gamzatti, esquece o voto feito a Nikiya. Segue-se a Festa do Fogo para celebrar o noivado. Entre as dançarinas estão Aiya, confidente de Gamsatti, e Nikia. O Sacerdote Brâmane vai ao palácio e conta ao Rajá o namoro de Solor com Nikiya. Sabendo da intenção do Rajá em casar sua filha com Solor, Nikiya vai ao palácio e revela a Gamzatti seu amor por ele e implorando-lhe que o deixe para ela. Gamzatti tenta comprar Nikiya com jóias e presentes. Nikiya recusa e num acesso de desespero ameaça Gamzatti com um punhal, mas é detida por um servo fugindo apavorada. Gamzatti jura que Solor será seu e com a ajuda de sua Aiya planeja se livrar de Nikia.
Ato I - Cena 3: A Festa do Noivado
Na celebração do noivado de Solor e Gamzatti, o Rajá ordena que Nikiya dance com as demais bailadeiras. Durante a dança Aiya oferece a Nikia uma cesta de flores na qual se esconde uma serpente venenosa. Nikia é mordida e agoniza. O Sacerdote Brâmane se prontifica a salvá-la, matando a cobra, caso ela aceite pertence-lhe. Após ver Solor com Gamzatti, a jovem recusa, e morre.
Ato II: O Reino das Sombras
Solor acha-se tomado de pesar e remorso pela morte da amada. Magdaveya, querendo distraí-lo daquelas sombrias disposições, lhe dá ópio para fumar. Solor adormece e sonha que, em companhia de Nikiya, visita uma terra desconhecida. A seus olhos apresentam-se os espíritos das bailadeiras mortas. Por fim ele encontra Nikiya entre elas e jura que nunca mais tornará a abandoná-la.
Ato III: O Ritual do Casamento
Dentro do templo de Buda, Solor, atormentado, é levado a se casar com Gamzatti, quebrando seu juramento a Nikia. A profecia da Bailadeira realiza-se, acontece uma terrível trovoada e o templo cai em ruínas. Dos escombros aparece Nikia, que vem buscar Solor para viverem seu amor na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário