quarta-feira, 12 de novembro de 2014

BALLET LA SYLPHIDE

La sylphide, apresentada em 1832 na Ópera de Paris, é um balé de dois atos com coreografia de Fillipo Taglioni, pai de Marie Taglioni, e criador das sapatilhas de ponta
Este balé, com música de Jean-Madeleine Schneitzhoeffer, se passa em algum lugar da Escócia. Um escocês se apaixona por uma sílfide, mas depois cai nas mãos de umafeiticeira, que o entrega um xale mágico e pede que ele o amarre na cintura da sílfide, porém ela morre.
Marie Taglioni foi a primeira bailarina a dançar este balé, pois seu pai coreografou-o especialmente para ela. Ao vê-la dançar, o grande poeta francês Théophile Gauthier, disse que ela era "tão sublime e tão grande como Lamartine e Byron", os dois grandes poetas do Romantismo.
Os figurinos são os famosos tutus românticos, com asinhas de prata na altura acima da cintura.

PRIMEIRO BALLET ROMANTICO DO MUNDO

Trama

Conta a história de James, um camponês escocês, que estava prestes a se casar com Effie, também camponesa. Porém uma Sílfide e James se apaixonam no dia do casamento. Então, James abandona sua noiva, parentes e amigos em seu casamento para ficar com a Sílfide. James percebe que é impossível manter a Sílfide como uma mortal. Uma bruxa chamada Madge vê que os dois estão mesmo apaixonados e dá um lenço mágico para James e diz que ele deve amarrar o lenço na cintura da Sílfide. Ela explica para James que este lenço fará com que as asas da Sílfide caiam e desse modo a Sílfide não poderá mais voar. Quando a Sílfide coloca o lenço, ela cai morta no chão e com ela vai embora a esperança de James viver feliz para sempre com seu grande amor. As sílfides a levam embora, e James percebe que Effie está se casando com outro homem. Furioso, James enfrenta Madge que acaba matando-o.

Estreia mundial

Estreou em 12 de março de1832

Nenhum comentário:

Postar um comentário